

No que cremos
Catecismo
Maior de Westminster
Confissão
de Fé de Westminster
Breve Catecismo de Westminster
DOWNLOADS
Confessionalidade
As igrejas de fé reformada creem, firmemente, no Sola Scriptura, isto é, que a Escritura é a sua única regra de fé e prática, rejeitando toda e qualquer regra como autoridade final (opiniões, tradições não bíblicas, novas revelações, etc.). Dentro desse entendimento, os presbiterianos e reformados abraçaram a boa prática da Igreja Cristã de sistematizar sua fé – aquilo que acreditam ser a correta interpretação das Escrituras (p.ex.: Credo Apostólico). Assim, o período da Reforma Protestante, período de resgate da centralidade da Escritura, produziu o maior número de Confissões e Catecismo para defender a verdadeira interpretação da Escritura.
No século XVII, como uma das últimas e mais amadurecidas confissões, os Padrões de Westminster foram escritos, por mais de 150 teólogos e presbíteros, representantes das igrejas das Ilhas Britânicas, durante cinco anos de reunião, em Assembleia, sob muita oração, meditação e debate ponderado.
As Igrejas Presbiterianas, desde então, assumem os Padrões de Westminster (a Confissão de Fé, Catecismo Maior e Breve Catecismo) como sua profissão pública de fé, no tocante às doutrinas bíblicas fundamentais. A Igreja Presbiteriana Manancial de Natal, na pessoa de seus oficiais, enquanto Igreja Presbiteriana do Brasil, subscrevem integral e restritamente, os Padrões de Westminster. Ao lado, os documentos em PDF, para download.